Consultoria

A DBTECH é uma empresa essencialmente consultiva, que procura entender a diversidade estratégica e operacional de seus clientes, ofertando soluções que atendam suas necessidades com eficiência, eficácia e com um custo x benefício adequado, gerando valor agregado.

A partir de uma visão centrada em processos é possível conhecer melhor a estrutura de um negócio, avaliar a qualidade da entrega de TI e identificar problemas e oportunidades de melhoria.

A DBTECH conta com um grupo de profissionais qualificados e experientes em processos e um conjunto de eficientes metodologias e ferramentas, além de serviços e soluções com o objetivo de promover melhorias na dinâmica de produção e gerenciamento.

Desta forma, se destacam as seguintes ofertas de serviço:

Engenharia de Processos

A Engenharia de Processos DBTECH cria uma vantagem competitiva para as empresas, movendo-as do estado de usuárias de tecnologia para referenciais de qualidade operacional.

A Engenharia de Processos da DBTECH surgiu da evolução das tradicionais especialidades de Reengenharia de Processos, Programas de Qualidade e Engenharia de Sistemas de Informação. Com a aplicação de sua Engenharia de Processos, a DBTECH evidencia problemas, facilita a reestruturação organizacional e a concepção e implantação de uma arquitetura integrada de processos e sistemas.

BPM – Business Process Management

O BPM – Business Process Management tem seu foco na melhoria contínua dos processos dos seus negócios, identificando e analisando com facilidade e rapidez os fatores cruciais para o bom desempenho de uma organização.

A DBTECH, através de metodologias de BPM define, monitora e aperfeiçoa os processos operacionais que envolvem aplicações, documentos e pessoas, objetivando o alinhamento do negócio com a TI.

A DBTECH está apta a oferecer um conjunto de produtos integrados que permite o desenho, modelagem, simulação, otimização e armazenamento dos processos de negócios, extraindo identificadores de qualidade e performance, objetivando maximizar a eficiência operacional.

ECM – Enterprise Content Management

O ECM – Enterprise Content Management compreende um conjunto de tecnologias empregadas na gestão do ciclo de vida da informação dentro da empresa, passando pelas fases de criação, armazenamento, versionamento, indexação, gestão, limpeza, distribuição, publicação, pesquisa e arquivamento, e, mais importante, relacionando os conteúdos com os processos de negócios.

A DBTECH possui conhecimento em projetos de ECM em plataforma FUSION ECM SUITE e no mapeamento de processos de negócios orientados à colaboração e gestão de conteúdo.

Governança de TI

A DBTECH, através da Governança de TI, realiza o alinhamento da TI com as estratégias das empresas, englobando todos os objetivos e atividades de infraestrutura, telecomunicações, desenvolvimento de sistemas e suporte técnico.

A DBTECH possui metodologia própria para a identificação e atendimento das premissas necessárias à governança de TI e utiliza framework de mercado para o desenvolvimento do projeto.

Levantando informações e observando os processos de negócios, detalha a TI de uma empresa oferecendo soluções que possibilitam uma gestão eficaz da área de tecnologia e alinhamento estratégico total.

COBIT – Control Objectives for Information and Related Technology

A DBTECH implanta o CobiT, framework para controle operacional, tático e estratégico de TI, que permite controlar a abrangência e a maturidade dos processos de TI, gerenciar periodicamente seus relacionamentos e fornecer métricas para avaliação dos resultados (KPIs, KGIs e CSFs).

A DBTECH dispõe de áreas especializadas com profissionais certificados que atuam em projetos de diagnóstico e implantação do CobiT, garantindo que as ações sejam formuladas de forma realista e adequadas às atividades da empresa.

ITIL ™ – Information Technology Infrastructure Library

A DBTECH, através da aplicação da ITIL™, modelo de referência para gerenciamento de processos de TI mais aceito mundialmente, assegura a adoção e aplicação das melhores práticas de TI.

A DBTECH possui metodologia para a implantação de ITIL™, executando projetos de diagnóstico e implantação do modelo, bem como identificação das necessidades da empresa e orientação do melhor ferramental para gerenciamento dos serviços. O treinamento e certificação dos profissionais da organização também fazem parte do escopo do projeto.

Com larga experiência na implantação de ITIL™, a DBTECH executa um coaching com os colaboradores que atuam diretamente nas fases do projeto, buscando maximizar conhecimento e proximidade de cada negócio.

PMO – Project Management Office

A DBTECH implanta o PMO – Project Management Office, processo que cria um escritório central de projetos cuja função é orquestrar todos os projetos de uma empresa, instruir e acompanhar as diversas áreas que atuam em projetos, como gestoras e executoras, e atuar como zelador das boas práticas de gestão de projetos.

A DBTECH possui métodos para análise do impacto da implantação de um escritório central, implantação personalizada de soluções para a concentração do gerenciamento dos projetos, estudo de viabilidade para a proteção do seu investimento e metodologia de condução do PMO alinhadas ao PMBOK – Project Management Body of Knowledge.

Arquitetura Técnica de Aplicativos

A Arquitetura Técnica de Aplicações faz o elo entre as múltiplas perspectivas que um sistema traz embutido, assegurando a estruturação e a integração dos processos.

A DBTECH reúne um time de especialistas capaz de mapear, estruturar e implementar uma arquitetura de aplicações que esteja aderente às melhores práticas de mercado e seja adaptável de forma ágil, transparente e segura ao ativo sistêmico do cliente.

A equipe da DBTECH conta com profissionais capacitados em SOA – Service Oriented Architecture, conceito que provê agilidade, flexibilidade e interoperabilidade aos sistemas de sua empresa, gerando um maior alinhamento entre o negócio e a TI.

OUTROS SERVIÇOS DE CONSULTORIA

  • PDI – Plano diretor de Informática;
  • Projeto de Redes;
  • Gestão de Qualidade;
  • Avaliação de Maturidade;
  • Gestão da Rotina;
  • Treinamentos Diversos (Requisitos, Gestão de Projetos, Métricas);
  • Desenho e implementação de Processos de Fábrica de Software;
  • Desenho e implementação de Processos de Sustentação de Sistemas;
  • Desenho e Implementação de Métricas para dimensionamento de software;
  • Elaboração/Customização de Metodologias para Engenharia de Software (RUP, SCRUM, etc);
  • Implantação de CRM, ERP. DW, BI, BPM, GED;
  • Consultoria para absorção de software de terceiros;
  • Consultoria para absorção de estruturas de TI externas (incorporações);